sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A HISTÓRIA DA TELEVISÃO: DA SUA INVENÇÃO ATÉ A TRANSMISSÃO EM CORES

A HISTÓRIA DA TELEVISÃO:


DA INVENSÃO AO INICIO DA TRANSMISSÃO EM CORES

I- HISTÓRIA DA TELEVISÃO

Assim como várias invenções brilhantes, a televisão contou com o trabalho de vários pesquisadores ao longo de anos até estar pronta para transmitir seus sinais aos telespectadores. No início do século XIX, já havia uma preocupação científica em tentar construir algo que transmitisse imagens a lugares distantes. Em 1842, Alexander Bain conseguiu transmitir uma imagem impressa via telégrafo, o que ficou conhecido como uma espécie de pai do fax. O sueco Jakob Berzellus, em 1817, descobriu o Selênio, que 56 anos depois, foi comprovado nos estudos do inglês Willoughby Smith, que possuía características que possibilitassem em transformar energia luminosa em energia elétrica. Esta tese serviu de base para a formulação de uso de eletricidade para a transmissão de imagens. A célula fotoelétrica de Julius Elster e Hans Getill foi inventada em 1892. Em 1906, um sistema de raios catódicos desenvolvido por Arbwehnelt permitiu um sistema funcional de televisão.

1- A TELEVISÃO NO BRASIL



Foto de Landell de Moura tirada em 1908.

O Padre Landell realizou experiências a partir de 1892 e 1893, em Campinas e em São Paulo. O jornal O Estado de S.Paulo noticiou que, em 1899, ele transmitiu a voz humana a partir do Colégio das Irmãs de São José, hoje Colégio Santana, no alto do bairro de Santana, zona norte da capital paulista. Também efetuou demonstrações públicas de seu invento no dia 3 de junho de 1900 sendo noticiada pelo Jornal do Commercio de 10 de junho de 1900: "No domingo passado, no alto de Santana, na cidade de São Paulo, o padre Landell de Moura fez uma experiência particular com vários aparelhos de sua invenção. No intuito de demonstrar algumas leis por ele descobertas no estudo da propagação do som, da luz e da eletricidade através do espaço, as quais foram coroadas de brilhante êxito. Assistiram a esta prova, entre outras pessoas, Percy Charles Parmenter Lupton, representante do governo britânico, e sua família".



2-TANSMISSÃO DA VOZ





Padre Roberto Landell de Moura, foi pioneiro na transmissão da voz, utilizando equipamentos de rádio de sua construção patenteados no Brasil em 1901 e, posteriormente nos Estados Unidos em 1904. Landell transmitiu a voz humana por meio de dois veículos; o primeiro, um transmissor de ondas que utilizava um microfone eletromecânico de sua invenção que recolhia as ondas sonoras através de uma câmara de ressonância onde um diafragma metálico abria e fechava o circuito do primário de uma bobina de Ruhmkorff, e induzia no secundário dessa bobina uma alta tensão que era irradiada ou através de uma antena ou de duas esferas centelhadoras. A detecção era feita por dispositivos que foram sendo melhorados ao longo do tempo.

Replica funcional do transmissor de ondas, construida por marcos cardoso de moura( maio/2004





3- DOCUMENTOS DE PATENTES COM ESQUEMATIZAÇÃO DO TRANSMISSOR

Documentos originais

Os originais das anotações do Padre Roberto Landell de Moura estão no Museu Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Documentos relativos à obtenção das Patentes do Transmissor de Ondas,Telefone Sem Fio e Transmissor e Receptor de Telegrafia, no Brasil (1901 e nos Estados Unidos (1904).

DESCRIÇÃO DAS IMAGENS:
A) Memorial Descritivo - folha 01 - da Patente Brasileira de Landell de Moura,Pat. 3279 de 9 de Março de 1901.
B) Desenho detalhe de aparelho de comunicação da patente brasileira de Landell de Moura, N. 3279 de 9 de março de 1901.
C) Memorial Descritivo - última folha - da patente brasileira de Landell de Moura, N. 3279 de 9 de março de 1901



Patente do Transmissor de Ondas - 11 de Outubro de 1904.
Patente do "Wireless Telegraph" Transmissor e Receptor de Telegrafia Sem Fio - "Wireless Telephone" - Pat. N.775.846 de 22 de Novembro de 1904.
Patente do Telefone Sem fio - "Wireless Telephone" - Pat. N.775.337 de 22 de Novembro de 1904.
Hardware do Telefone Semfio - "Wireless Telephone" - patenteado nos Estados Unidos em 1904.
Esquemático do Transmissor de Ondas - Wave Transmitter.
"Wireless Telegraph" - Transmissor e Receptor de Telegrafia Sem fio - Patenteado em 1904 nos Estados Unidos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura



II – TELEVISÃO NO BRASIL

É inegável a influência da televisão na história do século XX e XXI. É estranho saber que um pequeno aparelho, conseguiu ser tão importante na vida de um país como o Brasil e de um planeta com mais de seis bilhões de pessoas. Há quem diga que a televisão é uma arma ideológica, que se presta como mais um instrumento de alienação. Isso pode até ser verdade, mas também é indiscutível sua importância no desenvolvimento da sociedade e compartilhamento de informações.

1- Tupi or not tupi?

A rede Tupi, criada em 1950, foi a primeira emissora de televisão do Brasil e reinou absoluta ao longo de muitos anos. Para fazer sua ideia decolar, Chateaubriand trouxe dos EUA 200 aparelhos de TV e os espalhou pela cidade, onde quem passava pela rua era “hipnotizado” pelas imagens e sons do mais novo invento a desembarcar em terras tupiniquins. A explosão da televisão no Brasil pode ser observada seis anos após sua chegada. No ano de 1956 o país já possuía o expressivo número de 1,5 milhão de aparelhos.



Assis Chateaubriand.

III - OS PRIMERIOS APARELHOS DE TELEVISÃO

Os aparelhos de TV já começavam a ser produzidos em larga escala, mas eram poucas as pessoas que tinham acesso a ele, tendo em vista que o rádio ainda era o meio de comunicação predominante e os preços ainda eram proibitivos. Nos anos 30, as telas do televisor dificilmente ultrapassavam as cinco polegadas, desta forma era difícil assistir a alguma coisa.



Muito tamanho e pouca imagem nas TVs dos anos 30

A partir desta década, a resolução das imagens melhorou consideravelmente, passando das 60 linhas para até 405. A Europa e EUA estavam na dianteira da tecnologia e, já no ano de 1936, a coroação do rei Jorge VI é considerada a primeira transmissão ao vivo da história da televisão e assistida por mais de cinquenta mil pessoas em Londres, na Inglaterra.





O tamanho diminuiu e a tela aumentou







Boom

Historicamente, o boom da televisão foi nos anos de 1950. Os eletrodomésticos invadiram os lares dos estadunidenses e ídolos como Elvis Presley davam fôlego ao American Way of Life. Antes disso, em 1940, foi realizada a primeira transmissão em cores que se tem notícia e as transmissões esportivas e os primeiros telejornais começaram a ganhar destaque.

Ainda na década de 50, milhares de pessoas já tinham acesso à TV nos EUA, Europa e Ásia e, para alegria dos brasileiros, ela desembarcou por aqui com a ajuda do empresário Assis Chateaubriand.



A TV já fazia parte da família e da mobília



IV- AO VIVO E A CORES

Mesmo com os rumores de transmissões coloridas desde os anos de 1940, somente em 1950 e 60 é que a TV em cores se popularizou no EUA e Europa. No Brasil, no ano de 1963, foi feita uma transmissão experimental em cores, mas somente nos anos 70 elas chegaram oficialmente à casa de alguns brasileiros. Transmissões ao vivo já eram comuns, mas coloridas somente em 1972, com a transmissão de uma festa típica da cidade de Porto Alegre pela TV Difusora.

No final dos anos 70 a televisão em cores já começa a se popularizar no Brasil. Já nesta década, o mundo pode ver o Brasil ser Tri-campeão da Copa do Mundo, o fim da Guerra do Vietnã, o fim dos Beatles, os desenhos Speed Racer e Pica-pau e se sentir como nunca interligado com o mundo por meio do mais poderoso veículo de comunicação até o momento.





V- A QUERIDINHA DO BRASIL

Depois de ficar colorida e com melhor resolução, a partir dos anos 70 e 80 a televisão apenas passou por uma fase de aprimoramento, tendo em vista que novas emissoras surgiram e mais satélites para a transmissão foram lançados. Porém, até hoje, utilizamos praticamente o mesmo modelo de transmissão criado nos anos de 1920: o analógico. Novos aparelhos foram surgindo ano a ano e os modelos com som estéreo já estavam disponíveis desde o fim dos anos 80. Depois disso, o investimento em telas com cada vez maior resolução virou a “bola da vez” e as TVs de tela plana,

plasma e LCD chegaram ao mercado já no fim dos anos

.



VI- O QUE MUDA COM A TV DIGITAL?
A TV Digital, implantada há pouco tempo, difere em vários aspectos da analógica, utilizada desde 1920. A principal diferença está na qualidade da imagem, som e interatividade. Por ser transmitida via satélite, as ondas que seu televisor recebe dificilmente sofrem interferências, desta forma os famosos chuviscos e “fantasmas” viraram coisa do passado. Além de melhorar a transmissão, a TV Digital permite que a imagem transmitida tenha muito mais definição, já que é possível ter mais de 1080 linhas de resolução. O som também acompanha a melhoria das imagens, pois há mais canais de áudio que acompanham a transmissão das imagens.

Além disso, a prometida interatividade, que ainda não chegou por completo ao Brasil, faz parte das novidades oferecidas pela TV Digital. Para acompanhar a chegada do novo formato de TV, os aparelhos precisam estar à altura da tecnologia de transmissão.

Por isso, a cada dia novidades impressionantes surgem no mercado, como as televisões Full HD, com mais de 100 polegadas, como o modelo TH-103PZ600U da Panasonic, telões e muito mais, sem contar os Home Theater que transformam qualquer transmissão num espetáculo.

Fonte:

http://www.historiadetudo.com/televisao.html - acesso às 12:05h. do dia 28/08/10
http://www.baixaki.com.br/info/2397-historia-da-televisao.htm - acesso às 12:20 h. do dia 28/08/10
http://guiagratisblog.com/a-historia-da-televisao-no-brasil - acesso às 12:42 h. do dia 28/08/10
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura - acesso às 12:55 h. do dia 28/08/10
http://www.infoescola.com/comunicacao/historia-da-televisao-no-brasil/ - acesso às 13:18 h. do dia 28/08/10

Um comentário: