sábado, 28 de agosto de 2010

A HISTÓRIA DA TELEVISÃO

A HISTORIA DA TELEVISÃO: DA SUA INVENÇÃO AO INICIO DA TRANSMISSÃO EM CORES


I – A HISTÓRIA DA TELEVISÃO







Assim como várias invenções brilhantes, a televisão contou com o trabalho de vários pesquisadores ao longo de anos até estar pronta para transmitir seus sinais aos telespectadores. No início do século XIX, já havia uma preocupação científica em tentar construir algo que transmitisse imagens a lugares distantes. Em 1842, Alexander Bain conseguiu transmitir uma imagem impressa via telégrafo, o que ficou conhecido como uma espécie de pai do fax. O sueco Jakob Berzellus, em 1817, descobriu o Selênio, que 56 anos depois, foi comprovado nos estudos do inglês Willoughby Smith, que possuía características que possibilitassem em transformar energia luminosa em energia elétrica. Esta tese serviu de base para a formulação de uso de eletricidade para a transmissão de imagens. A célula fotoelétrica de Julius Elster e Hans Getill foi inventada em 1892. Em 1906, um sistema de raios catódicos desenvolvido por Arbwehnelt permitiu um sistema funcional de televisão.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

televisão e videocasting

"A história da televisão: da sua invenção ao inicio da transmissão em cores" é o título do trabalho de Tecnologia da Educação, que o meu grupo de estudo terá que realizar durante este bimestre.
O aparecimento da televisão


O aparecimento da televisão deve-se a grandes matemáticos e físicos, pertencentes às ciências exactas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância e foi com invento de Alexander Bain, em 1842, que obteve-se a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax.
Em 1817, o químico sueco Jons Jacob Berzelius descobriu o selénio, mas só 56 anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o selénio possuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia eléctrica. Através desta descoberta pode-se formular a transmissão de imagens por meio da corrente eléctrica.
Em 1884, o jovem alemão Paul Nipkow inventou um disco com orifícios em espiral com a mesma distância entre si que fazia com que o objecto se subdividisse em pequenos elementos que juntos formam uma imagem.

Fonte:http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/eductecnol/eductecnol_trab/invenctelevisao.htm, acesso dia 20/10/2010 às 22:17 h.

Boas vindas a página inicial do meu blog

Este blog foi criado numa aula de Tecnologia da Educação, ministrada na FAPI, cujo objetivo será usá-lo como apoio as diversas disciplinas do curso de Pedagogia.